O Projeto

É Força! É Vida! É Paz!

O Projeto Bom de Bola é um campeonato escolar de futebol que promove o a cultura de paz e a educação em tempo livre  de milhares de crianças e jovens no Sul do Brasil.

Em cada estado ou cidade, o projeto é realizado de acordo com as definições estabelecidas juntos às secretarias de educação, esporte e cultura e demais parceiros.

História

Criado em 1992 com o nome Moleque Bom de Bola, a Fesporte – Fundação de Esporte do Estado de Santa Catarina, em parceria com a RBS TV - SC, buscou apoio de empresas para patrocinar a realização do campeonato escolar de futebol.

Em 1995, a Parati assumiu oficialmente o patrocínio exclusivo do Bom de Bola e passou a atuar junto aos parceiros na sua realização, organização e desenvolvimento conceitual.

Três anos depois, a Parati e a RBS TV decidiram criar o “guri” Bom de Bola, cuja primeira edição (1998) contou com o apoio do governo do Rio Grande do Sul. O projeto seguiu em frente com a Parati, a RBS TV e o apoio dos municípios e escolas do Rio Grande do Sul.

Foi assim que, de um simples patrocínio em um evento esportivo, nasceu um projeto que se tornaria, em poucos anos, uma importante experiência social e educativa de esporte escolar e cultura de paz. Ir para "Momentos Importantes de Nossa História".

Em 1999, a Parati levou o projeto ao Estado do Paraná, tendo em vista a sua realização nos três estados do Sul.

Em 2000, o projeto consolidou sua vocação escolar e faz da escola elo de ligação entre as ações educativas e preventivas que o projeto possibilita na formação cidadã e afetiva de jovens através do esporte.

Em 2001 a Parati inova e inclui a modalidade feminina no projeto e aplica o princípio da universalidade de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os Encontros dos Campeões Bom de Bola Parati, realizados em 2003, 2005 e 2007, também marcou a história do projeto, com a realização de atividades culturais. A partir de 2010, apresenta seu programa de Educação Afirmativa voltada para o tempo dos alunos-atletas.

Em 2017 o Projeto Bom de Bola passa a ser realizado integralmente pelo Instituto Bom de Bola, instituição sem fins lucrativos criada para desenvolver a cultura da paz no esporte e na vida, incentivar ações de cultivo da leitura e das artes e capacitar jovens na comunicação, cultura e cidadania.