Tunápolis é maior detentora de títulos femininos do Bom de Bola em SC

26/08/2016

Tunápolis é um município do Oeste Catarinense, na fronteira com a Argentina. Com aproximadamente 4.600 habitantes, a pequena cidade mantém um recorde no Bom de Bola: o maior número de títulos no naipe feminino. Em 15 anos de competição, Tunápolis faturou cinco campeonatos com a Escola de Ensino Básico Padre Balduíno Ramos, entre 2001 e 2006.

Quem esteve à frente destas conquistas foi o professor Sedi Trevizan. Ele conta que a diferença da equipe em relação às concorrentes foi o apoio que o município dava ao esporte na modalidade feminina, com escolinhas de futsal para as garotas. “Até as outras cidades acabaram se desenvolvendo por meio do nosso exemplo, mas a gente estava bem à frente”, explica o treinador.

Tanto sucesso para as meninas do município acabou gerando uma cobrança maior com os garotos da cidade, mas o professor sempre trabalhou para levantar a autoestima deles. “O masculino era cobrado, diziam que faltava vontade e eles acabavam sendo deixados de lado. Por isso estou dando uma ênfase maior nos meninos para acabar com essa ideia de que eles nunca conseguem nada”, afirmou.

Na opinião do professor, Tunápolis não repetiu os feitos por diversas mudanças. “Além da redução no número de alunos na escola, dependendo da geração entra mais meninos do que meninas. Além disso, o município deu menos apoio às escolinhas femininas nos últimos oito anos, o que refletiu nos resultados”, justifica.

Legado

Os cinco títulos da cidade deixaram um legado tanto para as meninas quanto para os garotos de Tunápolis. “A vontade de participar do torneio Bom de Bola repercute nas notas. Como eles precisam faltar algumas aulas para viajar e jogar, têm que se empenhar ainda mais em aula”, revela.

Segundo Trevizan, como a cidade é pequena, o impacto das conquistas é ainda maior. “Temos um pouco mais de quatro mil habitantes e isso gera uma grande repercussão”, garante o professor, exaltando também as conquistas fora de campo, como o contato e as amizades com atletas de outros municípios.