Finais do Bom de Bola Paraná: sucesso em Goioerê

06/11/2017
Divulgação

            O pequeno município viveu dias agitados entre o final de outubro e início de novembro, quando centenas de alunos-atletas reuniram-se para disputar a fase final das quatro categorias do Bom de Bola do Paraná. Localizada no noroeste do estado, com 30 mil habitantes, a população da cidade prestigiou os jogos e em muitos momentos lotou as arquibancadas do Estádio Municipal Antônio Massareli. Suas ruas foram tomadas por dezenas de ônibus de turismo e por jovens com diferentes sotaques, que movimentaram o comércio, em especial o de alimentação.

            “Pela primeira vez acabou todo nosso estoque e fechamos antes do horário normal”, confirmou Amabile Franco, atendente de uma rede de fast-food. “Foi uma experiência excelente tanto para os atletas como para o desenvolvimento de Goioerê - que teve um bom incremento em sua economia durante a semana da competição”, resumiu o prefeito Pedro Coelho (PPS). Além dos atletas, o evento levou à cidade quase uma centena de pessoas envolvidas com a organização e a divulgação.

            Goioerê significa águas claras no idioma guarani, uma alusão à limpidez original de seu rio. A efervescência do Bom de Bola, no entanto, está longe de ser uma experiência inédita: nos anos 1980 a cidade sediou um campeonato nacional de handebol e um clube local já conquistou título brasileiro desta modalidade. As finais dos jogos também tiveram a presença ilustre de Edna Alves, a árbitra goioerense que pertence ao quadro da FIFA e está ascendente na carreira.

            Goioerê foi escolhida para sediar a última fase do torneio por votação que envolveu as secretarias estaduais de Educação e do Esporte e Turismo e os Núcleos Regionais de Educação (NRE).

 

Classificação Final

Masculino A

1º CE Lourdes Melo, de Itaguajé

2º CE Antonio Carlos Gomes, de Terra Roxa

3º CE Dr. Arnaldo Busato, de Cruzeiro do Iguaçu

4º CE Machado de Assis, de Nova Aurora

Masculino B

1º CE Paraíso do Norte, de Paraíso do Norte

2º CE Marilis Pirotelli, de Cascavel

3º C Mater Dei, de Pato Branco

4º CE Dr. Chafic Cury, de Rio Azul

Feminino A

1º CE Tsuru Oguido, de Londrina

2º CE Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste

3º CE Rui Barbosa, de Arapoti

4º C OPET Bom Retiro, de Curitiba

Feminino B

1º CE Sen. Atílio Fontana, de Toledo

2º CE Guaraituba, de Colombo

3º CE Ulysses Guimarães, de Roncador

4º CE Reynaldo Massi, de Diamante do Norte